sábado, 29 de maio de 2010


Introdução

No corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede deeurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição


É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.

Paladar


Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato


É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato


Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que

Olfato
efetua a interpretação.

Viram como sem os sentidos não fazeriamos nada.


TUDO NO MESMO LUGAR

Se você não olhasse, não ouvisse, não sentisse o toque, o cheiro e o gosto do mundo, como saberia que ele existe?

A gente "pega" o mundo com os cinco sentidos. São eles que transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes.

Um bife que acabou de sair da panela é um exemplo. Seu corpo divide o filé em cinco informações diferentes: o cheiro (olfato), o barulho do óleo ainda borbulhando nele (audição), a imagem (visão), a sensação de tocá-lo e queimar a mão (tato), e, por fim, o gosto (paladar).

Os sentidos funcionam o tempo todo como verdadeiros informantes do mundo exterior.

sábado, 22 de maio de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

Diário de bordo

06-03_ 8:15 -Construimos o primeiro robô, trabalho em equipe, um robo quase finalizado.

13-03_ 8:15 -Folhas de atividades, usamos nossa inteligencia, conseguimos fazer todas as atividades propostas pelos professores.Caio faltou.

20-03_8:15 - finalização da montagem do robô, começo da programaçõa do robô para o RCX pelo computador, deu problema para fazer os movimentos do robô.

27-03_ 8:15 - Não conseguimos programar o robô, tivemos a ajuda do professor Roni para passar o programa. Jenifer faltou.

10-04_ 8:15 - Não conseguimos fazer o blog, o professor fez a conta em casa , escolhemos o projeto que iriamos fazer.

17-04_ 8:15 -Conseguimos começar a montar o robô, e começamos o blog.Cio faltou.

08-05_8:15 -Robô completo, começamos a programação, falta ajustar o sensor e etá quase pronto.Caio e Mikael faltaram.

15-05_8:15 - Colocamos uma postagem no blog, resolvemos o problema do robô e pensamos sobre a apresentação.

22-05_8:15- Conseguimos terminar o robô inteligente e
mexemos no blog. Daiane faltou.

29-05_8:15-Terminamos o robô inteligente , agora estamos trabalhando no cenário para a apresentação.
OLA pessoas que nos leem estamos quase terminando nosso robo esperem mais um pouco(Equipe robocop)

sábado, 8 de maio de 2010

Este é o nosso robô, ele muda as reações do rosto conforme o ambiente. Se houver muita luz ele fechará os olhos e ficará com a boca triste. Se não houver luz ele abrirá os olhos e a boca ficará feliz.
Estamos trabalhando na configuração, mas o nosso problema é que não conseguimos configurar o sensor de luz.Este é o nosso desafio de hoje.

Esse robo é feito com um quit mais avançado, que possui o NTX.